Emergências Oncológicas - Administração de Ácido Transretinóico Via Enteral

Todas Áreas

Garantir a dose administrada do medicamento Ácido Transretinóico cápsula 10 mg pela via enteral, em situações em que a via oral (padrão) não está disponível.

Rodrigo Marangoni Fernandes – Farmácia de Quimioterapia
Diego Villa Clé – Hematologia

Data da última alteração: terça, 06 de dezembro de 2022
Data de validade da versão: sexta, 06 de dezembro de 2024

A Leucemia Promielocítica aguda (LPA) é um dos subtipos de Leucemia Mielóide Aguda (LMA) associados a anormalidades citogenéticas específicas – translocação cromossômica t(15;17), gerando o gene de fusão PML-RARA. Corresponde a aproximadamente 10% dos casos de LMA e acomete predominantemente a população de adultos jovens entre 20 e 59 anos, sendo mais rara em crianças e idosos.

Clinicamente, apresenta-se tipicamente com citopenias (anemia + leucopenia + plaquetopenia), mas pode apresentar-se com leucocitose, ao invés de leucopenia; e com os sintomas constitucionais semelhantes aos de outras leucemias agudas (febre, astenia, hiporexia e perda ponderal). Além dos sintomas comuns às leucemias agudas, em até 80% dos casos de LPA há uma coagulopatia grave ao diagnóstico, que é a principal causa da morbimortalidade desta doença, motivo para a indicação URGENTE de início de tratamento específico com Ácido Transretinoico (ATRA). Antes do tratamento específico, episódios de sangramento eram responsáveis pelo óbito precoce em 10 a 30% dos pacientes, ocorrendo principalmente no SNC.

Raramente esses pacientes apresentam insuficiência respiratória (por infecções pulmonares ou hemorragia alveolar) e necessitam de administração enteral de ATRA.

Preparo do Medicamento:
O medicamento será preparado pelos farmacêuticos da Farmácia de Quimioterapia, quando prescrito/solicitado durante horário de funcionamento da farmácia (de segunda-feira a sexta-feira das 7:00 h às 19:00h, e sábados, domingos e feriados das 7:00h às 13:00h).

O medicamento será preparado pela equipe médica da hematologia quando prescrito/solicitado no período em que a Farmácia de Quimioterapia estiver fechada.

Procedimento para preparo:
Materiais e medicamento:
Cápsulas de Ácido Transretinóico 10 mg;
01 Frasco fechado de água para injeção 100 ml;
01 Frasco de óleo vegetal fechado (soja, milho, etc.…);
01 Agulha de aspiração 25X12mm estéril, ou similar;
01 seringa de 20 ml estéril, tipo luer lock;
01 pacote de gaze estéril;
01 tampa de seringa estéril, tipo luer lock.

Preparo:
- Utilizar máscara PFF2 (ou N95), óculos de proteção, gorro e luvas de procedimento.
- Aquecer o frasco de água, levemente, até uma temperatura de mais ou menos 45°C (micro-ondas ou banho maria). Obs. Temperatura suportável ao toque na embalagem.
- Abrir uma seringa de 20 ml e retirar o êmbolo. Utilizando esta abertura, depositar dentro do corpo da seringa a quantidade de cápsulas de Ácido Transretinóico 10 mg necessária para atender a prescrição médica.
- Recolocar o êmbolo, conectar uma agulha de aspiração (25X12MM) ou similar.
- Aspirar 10 ml de água para injeção previamente aquecida. Deixar um espaço com ar na seringa, para facilitar a agitação (mais ou menos 5 ml).
- Retirar a agulha de aspiração e conectar a tampa de seringa.
- Agitar a seringa (5 a 10 minutos) até completa dissolução do invólucro capsular e liberação do medicamento (líquido oleoso amarelo).
- Retirar a tampa de seringa e recolocar a agulha de aspiração.
- Aspirar 5 ml de óleo vegetal.
- Retirar a agulha de aspiração e conectar a tampa de seringa.
- Agitar novamente a seringa por mais um minuto.
- Verificar a formação de uma emulsão alaranjada (mistura fase aquosa e fase oleosa).
- Observar que após permanecer em repouso, as fases oleosa e aquosa, se separam novamente.
- Por este motivo, deve-se repetir a agitação por 1 minuto, instantes antes da administração na sonda enteral, observando a reformação da emulsão alaranjada.
- Proteger a seringa da luz envolvendo-a em papel opaco (papel alumínio ou equivalente)
- A duração da solução diluída é de 24hs, protegida da luz.

Observação: o frasco de óleo vegetal fechado, deve ser solicitado no Serviço de Nutrição e Dietética do HCRP (U.E ou Campus). Deve-se solicitar a menor apresentação em volume disponível.

Letter to the Editor. Administration of all-trans retinoic acid through enteral tubes in acute promyelocytic leukemia: the handling of cytotoxic agents and clinical benefits. Rev Bras Hematol Hemoter. 2017;3 9(1):86–88

Quando o paciente for da Unidade de Emergência, se faz necessário após prescrição médica, ligar na Farmácia da U.E. para que o farmacêutico entre em contato com a Farmácia de Quimioterapia do Campus para fazer a solicitação em nome do paciente e que seja encaminhado nos horários disponíveis de manipulação e de malote.